Expressionismo Abstrato


 O Expressionismo Abstrato (também chamada de “Escola de Nova York”) corresponde a um movimento de vanguarda artística que surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40, o qual uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico e expressivo.
 Ocorreu no período denominado de pós-guerra, (após a segunda guerra mundial), ou seja, numa época conturbada, de afirmação de valores, donde o expressionismo abstrato, a arte “verdadeiramente estadunidense” surge para oferecer um novo enfoque artístico-cultural, sobretudo, nos aspectos contra o sistema formal da pintura.
 De tal modo, o expressionismo abstrato atingiu influência mundial, e, nesse momento, Nova York passa a ser um dos mais importantes centros de arte do mundo, que até então era a França (Paris).
Embora já tinha sido usado na década de 20 para identificar pinturas do artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944), o termo “Expressionismo Abstrato” foi utilizado pelo escritor, filósofo e crítico estadunidense Harold Rosemberg (1906-1978), em seu artigo “Artistas americanos do Action Painting”, publicado em 1952 no jornal “Art News”.
 Foi dessa maneira, que muitos artistas dessa corrente inovadora, romperam com a arte tradicional de cavalete, centrando a criação artística nas emoções e expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores representantes do expressionismo abstrato norte-americano.
 Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de Ação), de forma que colocava imensas telas no chão e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos do pincel ou outros objetos (talheres, varas, areia, etc.), a tinta era lançada na tela privilegiando assim, a espontaneidade artística. A partir dessa relação corporal do artista com a pintura, essas obras gestualísticas (arte performática) dependiam completamente dos movimentos e atuação do artista.
Outro estilo utilizado por alguns artistas dessa corrente, foi chamada de “Color FieldPainting” (Pintura do campo de cor), que ao contrário do “Action Painting”, privilegiava a objetividade das cores nas telas, ao utilizar padrões geométricos mais simples. Um dos maiores representantes desse estilo foi o pintor estadunidense, nascido na Letônia, Mark Rothko.

Principais Caraterísticas

As principais características do movimento abstrato são:

- Influência do existencialismo e da psicanálise;
- Influência das vanguardas artísticas europeias (surrealismo, cubismo e futurismo);
- Rompimento com a pintura tradicional;
- Liberdade artística, subjetivismo, improvisação e espontaneidade;
- Subconsciente e pintura automática;
- Uso de formas geométricas, linhas e cores.

Principais Artistas

Os maiores representantes do movimento expressionista abstrato foram:

• Arshile Gorky (1904-1948): pintor armênio
• Jackson Pollock (1912-1956): pintor estadunidense
• Mark Rothko (1903-1970): pintor letão
• Adolph Gottlieb (1903-1974): pintor e escultor estadunidense
• Willem de Kooning (1904-1997): pintor neerlandês
• Philip Guston (1913-1980): pintor canadense
• Clifford Still (1904-1980): pintor estadunidense

Nenhum comentário:

Postar um comentário