Hiper-Realismo

 É um estilo de pintura e escultura, que procura mostrar uma abrangência muito grande de detalhes, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade. Visa alcançar a perfeição nos teus mínimos detalhes. Não expressar um ponto de vista ou formas abstratas esim trazer a sensação de estar olhando uma foto.
 O termo remete a uma tendência artística que tem lugar no final da década de 1960, sobretudo em Nova York e na Califórnia, Estados Unidos.
 Os artistas dessa corrente artística utilizavam o recurso da ampliação fotográfica, derivada da Pop Art - movimento iniciado no EUA na década de 60 do século passado que tinha como alvo principal toda cultura de massa. O Hiperrealismo aliou essa técnica ao uso de uma meticulosa iluminação e de reflexos naturais e artificiais, que conferem uma qualidade visual fantástica a imagens cotidianas, tais como: lojas de alimento, automóveis e reflexos em fachadas de vidros. 

Principais características e técnicas

 Suas principais características se definem resumidamente na precisão dos detalhes das pinturas, como a sombra, luz, brilho, textura. Seus temas são coisas reais, como pessoas, paisagens,animais, esculturas, são imagens pré fabricadas e com cores super realistas, geralmente confundidas com fotografias.
 As técnicas usadas são o uso do aerógrafo (airbrush), por exemplo - que nunca toca a tela eque, portanto, não deixa impressas as marcas do gesto e do pincel - permite o controle da quantidade de tinta a ser empregada e sua distribuição regular: cada área do quadro é pintada do mesmo modo. Apintura obtida, nesse caso, é lisa, sem texturas nem empastes, sendo bem mais difícil de produzir doque o modo convencional. 

Hiper-Realismo no Brasil

 No Brasil, essas novas preocupações tomam direções muito variadas após a década de 1960. São freqüentemente associados ao hiper-realismo alguns trabalhos de Glauco Rodrigues (1929-2004),por exemplo, A Juventude (1970) e de Antonio Henrique Amaral (1935). Nas cenas urbanas de Gregório Gruber (1951) - Viaduto à Noite (1977), Passagem Anhangabaú (1982) e Banco (1987), por exemplo, é possível identificar ecos do foto-realismo. 
 No Brasil a técnica desenvolvida por Comegnio começou nos anos de 1998 quando colocou as primeiras vinte obras em exposição. De lá para cá com a robótica e com recursos especiais a técnica ganhou vulto em todo o mundo. Comegnio produziu mais de 5.500 vetores especiais que pintam além da realidade objetiva.
 Pintura feita em tinta a óleo A técnica utilizada por Comegnio busca mostrar além da realidade. Uma pintura a óleo emlinho com uso de tintas nanotecnológicas. As pinturas são realizadas em telas linho ou similares. As sobras mostram o que é possível ir além da realidade utilizando sistemas robóticos, fractais,computação gráfica e geometria espacial. 

Principais artistas do Hiper-Realismo

• Edward Hopper
• Richard Estes
• Chuck Close
• Ron Mueck
• Alyssa Monks
• Denis Peterson

3 comentários:

  1. Essa técnica usada por comegnio eu pesquisei e não encontrei nada sobre, vcs tem alguma fonte sobre isso fiquei interessado.

    ResponderExcluir
  2. Passei a monitorar o meu filho com este aplicativo https://brunoespiao.com.br/espiao-de-comandos-sms e vi tudo o que ele faz no celular e até mesmo o seu tempo de uso, assim posso ter maior controle sobre o que ele faz na internet é muito bom e dá um pouco de tranquilidade saber com quem ele se comunica e onde esta o tempo todo.

    ResponderExcluir